Como fazer Citação Direta? e indireta? quando o nome do autor fica dentro do parêntese e quando fica fora? O que é Apud?
Se você está envolvido na produção de uma monografia, TCC, teses ou até artigos científicos, possivelmente já surgiram em sua mente dúvidas como as propostas acima.
Aqui neste artigo vamos desmistificar de uma vez por todas o que é e como fazer:
Vamos lá então! Começando com…
VARIAÇÃO 1 [início da frase]:
Conforme Fulano (2004, p. 21) “Aqui vai o texto idêntico do livro ao qual foi retirado. Ele deve ter, no mínimo, o espaço de três linhas”. Continue o parágrafo se desejar.
▪ Citar o autor fora de parênteses em minúscula;
▪ Colocar ano da obra e número da página que o trecho foi tirado. Essas informações devem estar em parênteses;
▪ O trecho retirado do livro deve ser idêntico, ou seja, não se pode alterar nenhuma palavra. Ele deve vir entre aspas e ocupar, no máximo, três linhas;
exemplo:
Conforme Santana (2004, p. 21) “O importante é que haja ensino e, consequentemente, aprendizagem, e para tal, é preciso que os cinco sentidos sejam estimulados.” [parágrafo continua se quiser].
VARIAÇÃO 2 [final da frase]:
“Aqui vai o texto idêntico do livro ao qual foi retirado. Ele deve ter, no mínimo, o espaço de três linhas”. (FULANO, 2004, p.21).
exemplo:
“O importante é que haja ensino e, consequentemente, aprendizagem, e, para tal, é preciso que os cinco sentidos sejam estimulados” (SANTANA, 2004, p. 21).
VARIAÇÃO 1 [início da frase]:
Fulano (2019, p.13) define tal coisa como
[…] Aqui vai o trecho retirado do livro. Deve ser idêntico […] e ocupar no máximo 8 linhas.
▪ Citar o autor em minúscula, fora de parênteses e no início do parágrafo;
▪ Informar data e número da página;
▪ Essas informações citadas acima devem vir no parágrafo de cima, pois no debaixo virá o trecho idêntico ao do livro do qual foi retirado;
▪ O trecho virá sem aspas com no máximo 8 linhas;
▪ Recuo de 4 cm e tamanho 10 da fonte Arial.
exemplo:
Creswell (2007, p. 35) define a abordagem mista
[…] como aquela em que o pesquisador tende a basear as alegações do conhecimento em elementos pragmáticos, […] e emprega estratégias de investigação que envolvem coleta de dados simultânea ou sequencial para melhor entender os problemas da pesquisa.
VARIAÇÃO 2 [final da frase]:
(…) Aqui vai o trecho retirado do livro. Deve ser idêntico e ocupar no máximo 8 linhas. (FULANO, 2019, p. 19).
exemplo:
O jogo como promotor de aprendizagem e do desenvolvimento passa a ser considerado nas práticas escolares como aliado importante para o ensino, já que coloca o aluno diante de situações lúdicas. O jogo pode ser uma boa estratégia para aproximá-lo dos conteúdos culturais a serem vinculados na escola (KISHIMOTO, 2003, p. 130).
VARIAÇÃO 1 [início da frase]:
Segundo Fulano (2004), aqui vai o trecho citado pelo aluno com as palavras do próprio aluno…
▪ O trecho será citado com as palavras do aluno, com base no conteúdo do autor;
▪ O nome do autor virá no início do parágrafo em minúscula, com a data da obra em parênteses;
exemplo:
Segundo Leite & Silva (2005), a fala, a escrita e o texto impresso preservam sua importância no processo de construção do ser humano. Porém, o computador, o vídeo e a TV engajam os estudantes pela proximidade com que são usados no dia-a-dia, propriciando uma nova perspectiva para trabalhar os conteúdos, modificando de forma significativa o espaço da sala de aula.
VARIAÇÃO 2 [final da frase]:
Trecho citado pelo aluno com as palavras do próprio aluno. Escrever sem interpretar o texto original do autor, apenas trocando as palavras do autor por sinônimos, enquadra em plágio (FULANO & CICLANO, 2019)
exemplo:
O ensino de Ciências tem como objetivo central a formação de cidadãos críticos que possam tomar decisões relevantes na sociedade, relativas a aspectos científicos e tecnológicos (SANTOS & SCHNETZLER, 1997). O debate não é apenas um trabalho que exige habilidades de linguagem a propósito de qualquer tema, mas deve ser visto como um instrumento para se trabalhar as capacidades argumentativas dos alunos ao defenderem oralmente um ponto de vista, uma escolha ou um procedimento de descoberta (DOLZ & SCHNEUWLY, 1998).
Digamos que Jonatan fez um artigo e citou Tybel, e você teve acesso ao artigo de Jonatan mas não tem acesso ao livro de Tybel e quer usar a mesma citação, então ficaria: (TYBEL apud JONATAN, 2019)
(CITADO apud QUEM CITOU, 2019)
Apud significa “citado por”;
Autor do texto à esquerda, quem citou à direita
exemplo:
A ação emana daquilo que fundamentalmente desejamos… e o que pode ser considerado o melhor conselho que se pode dar às pessoas que tem necessidade de convencer alguém, seja nos negócios, no lar, na escola ou na política, é despertar na outra pessoa um desejo ardente. (OVERSTREET apud CARNEGIE, 2007).
Gostou? Deixa seu comentário e compartilha com seus amigos…
Quer saber como escrever um capítulo de TCC inteiro, de forma estruturada e à prova de falhas e plágio?
Leia também estes artigos:
Como Escrever a INTRODUÇÃO do TCC em 7 Passos
Como Fazer Argumentação Para TCC
Copyright © 2018 Aprovação Imediata. Todos os direitos reservados.
Email: contato@aprovacaoimediata.com